COPASA AVANÇA COM OBRAS PRA AMENIZAR FALTA DE ÁGUA
Prefeitura x Copasa
Publicado em 25/03/2021 12:31
Constantemente o município de Sarzedo é prejudicado com a falta de água fornecida pela Copasa e umas das soluções apresentadas pela empresa à Prefeitura de Sarzedo, durante uma reunião, no início de janeiro, entre Câmara de vereadores e prefeitura com a presença da deputada Ione Pinheiro é a construção de uma rede paralela saindo do Reservatório da Copasa, no bairro Bandeirinhas - Betim, chegando até o sistema de bombeamento existente no bairro Imaculada Conceição, em Sarzedo.
A obra teve início em setembro de 2020 e ficou paralisada no período de chuva; em março foi retomada e segue a todo vapor. São 1.350 metros de adutora com tubulação diâmetro 300 (DN); esse processo amplia a capacidade da vazão e redistribuição de água beneficiando os bairros atualmente afetados.
De acordo com a Copasa diversas ações estão acontecendo simultaneamente aos serviços de captação, no sentido de amenizar a falta de água no município, até que as obras estejam finalizadas. A previsão de conclusão da obra é para o mês de julho desse ano.
Ainda durante o encontro que aconteceu no Centro de Referência da Pessoa Idosa, em Sarzedo, a empresa apresentou, através do gerente regional Joaquim Braga, o cronograma das ações que incluem o prazo para a execução das obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário e o reforço para a melhoria do sistema de abastecimento de água.
O prefeito Marcelo Pinheiro lembrou das inúmeras reuniões ocorridas nos últimos dois anos entre Prefeitura, Câmara, Copasa, os ex-deputados Toninho e Dinis Pinheiro e a atual deputada Ione Pinheiro na tentativa de buscar soluções para os problemas da Copasa, em Sarzedo. Ele solicitou agilidade e cumprimento dos prazos acertados entre Município e Copasa referentes aos serviços de melhorias de abastecimento de água e a construção da ETE.
A deputada estadual Ione Pinheiro, assídua nas reuniões que cobram ações mais efetivas da Copasa para Sarzedo e outros municípios, reafirmou que vai continuar lutando na Assembleia Legislativa e destacou a paciência que o município vem mantendo com a Copasa e que todo esse atraso na execução dos contratos está criando grande desgaste para a Prefeitura.
Ione reforçou que a população de Sarzedo está dando mais um voto de confiança para a Copasa e exigiu que a empresa cumpra, integralmente, todo o cronograma apresentado para a construção da ETE, coleta e o tratamento do esgoto. Ela pediu ainda que os serviços de reforço para o aumento da captação que vai resolver o problema da falta de água nos bairros, sejam prioridade.
O orçamento para a realização dos serviços da Copasa em Sarzedo, que incluem a melhoria no sistema de abastecimento de água e a construção da ETE para o tratamento do esgoto sanitário, está em torno de R$ 42 milhões.
#PrefeituradeSarzedo #GovernodoPovo
por Assessoria de Comunicação